quinta-feira, 12 de março de 2015

Quase Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Kefir


O que é Kefir?

O kefir é uma bebida probiótica fermentada em leite ou água por grãos de kefir, que são uma  colônia de vários tipos de leveduras e bactérias agrupadas e que possui alto valor nutricional e terapêutico.

O soro presente no kefir bebida, é chamado de Kefiraride, que pode ser drenado durante o preparo de queijos. Kefiran é uma espécie de gel (visgo) existente nos grãos.

o Kefir possui uma consistência cremosa espessa uniforme, um leve gosto ácido que refresca e um aroma moderado de levedura fresca. Também tem uma efervescência natural de gosto “carbonatado”. Há cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para seu sabor inigualável e odor agradável e único. O Kefir pode conter entre 0,08 a 2% de álcool. Para o kefir com 24h de fermentação os valores ficam entre 0,08 a 0,5%.

Apenas o leite fermentado é consumido, apesar que, há também depoimentos de pessoas que já consumiram os grãos, mas isso não é comum. Os grãos não farão mal se consumidos, mas geralmente eles são preservados para que cresçam e aumente a produção de kefir bebida.

O kefir também é conhecido como quefir, grãos do profeta maomé, bebida do profeta, bálsamo de Gileade, sementes de cerveja, bichinhos do iogurte, tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo deriva do turco keif que significa "bem-estar" ou "bem-viver". Também tem nomes internacionais: cristal japonês, Kin-oko ou yogoot-Tane-oko (japonês), Tibetanischer Pilz (Alemão), Galodium (Romeno e/ou polonês), e Kefyras (Lituânia).

Probióticos

Probióticos são bactérias benéficas que promovem a boa saúde do hospedeiro.O termo PRObiótico deriva do grego e significa "pró-vida", sendo o antônimo de antibiótico, que significa "contra a vida".
O corpo humano é composto de muitas coisas, incluindo bactérias e micróbios. Há trilhões e trilhões de micróbios que vivem no interior do corpo humano, literalmente significa que somos 90% de bactérias e 10% humanos. Isso soa ficção científica, mas é verdade. Micróbios minúsculos vivem dentro de nós e nos ajuda a viver a vida como a conhecemos.

Costumamos associar bactérias e micróbios com doenças, mas, na realidade, nós precisamos deles para viver . Um médico da Universidade de Washington, explica que "esses micróbios que vivem em nossos corpos não estão lá apenas para o passeio - que estão contribuindo ativamente para a fisiologia normal do corpo humano."


São os tipos de bactérias nocivas que nos fazem mal, como tuberculose e a meningite. Quando bebemos kefir, estamos deixando entrar mais bactérias úteis em nossos sistemas para que eles possam promover o equilíbrio microbiano intestinal.

Bebidas e alimentos probióticos têm sido muito consumida na Europa do Norte e algumas partes da Ásia. Eles são relativamente novos na saúde americano no circuito de bem-estar.

Tanto o Iogurte como o kefir de leite são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Os grãos de Kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus) e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus, Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus. Existem grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.

Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.

O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.

O preparado pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala, égua e até de camela. Diferentemente do iogurte que é fermentado apenas por lactobacilos, o kefir exige temperaturas mais baixas e é fermentado por trinta e sete tipos diferentes de microorganismos em sua colônia, incluindo as leveduras (utilizadas na preparação de diversos produtos, dentre eles: pão, cerveja, vinagre, queijo, vinho, chucrute etc).

O Yakult, o leite fermentado mais famoso que conhecemos, contém grande quantidade de lactobacilos vivos, mas de apenas um tipo, o Lactobacillus Casei Shirota . Ele é desenvolvidos em laboratórios e vendido para fábricas de alimentos como matéria-prima.


História do Kefir: Onde a magia começou

De origem antiga e aparentemente misteriosa, o kefir era conhecido na antiguidade como a “bebida do profeta”, e o fermento usado para prepará-lo como “Grãos do profeta Maomé”. O kefir teve sua origem nas montanhas do Cáucaso. Acredita-se que os caucasianos descobriram que o leite fresco carregado em bolsas de couro poderia ocasionalmente fermentar, resultando em uma bebida efervescente.

Mas, segundo a tradição, os caucasianos dizem ter recebido os grãos do profeta Maomé, que por sua vez os recebeu de Alá, e assim transmitem de geração em geração, o que explica ter recebido também o nome de “milho do profeta”, em alusão a Maomé. Em adição, o livro bíblico de Êxodo descreve um produto com características semelhante ao kefir, denominado de maná, o mesmo é descrito como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita, liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida. Ainda segundo a Bíblia, após a evaporação, aparecia uma coisa miúda, flocosa, de cor branca, descrito como uma semente de coentro, que lembrava pequenas pérolas.

Nas últimas décadas, o kefir tornou-se popular em vários países da Europa Central e de lá para outros continentes. Em algumas partes do mundo, este produto ainda hoje é um produto desconhecido. Mas, na Russia, Canadá, Alemanha, Suécia, Romênia, etc. este produto é produzido comercialmente e consumido em quantidades apreciáveis. Adicionalmente, nos mesmos países onde a bebida é produzida comercialmente, o mesmo é feito em escala artesanal para consumo próprio. 

No Cáucaso, os grãos de Kefir foram passados de geração para geração. Estas pessoas consideravam os grãos de Kefir como uma fonte de riqueza tribal e da família. O processo secreto de preparar o Kefir era muito bem guardado, assim como a arte e a cultura da matriz. Estes segredos eram defendidos com a própria vida.

Desde o início do século XVIII, o Kefir foi considerado uma bebida com poderes de cura.

No início de 1900, os dois irmãos Blandovs que possuíam uma fábrica de queijo ao norte das montanhas do Cáucaso, foram contatados pela Sociedade dos Médicos Russos para ajudar a obter alguns grãos de Kefir.

Os irmãos decidiram aceitar o desafio, e tiveram a ideia de usar uma de suas funcionárias, uma linda jovem chamada "Irina Sakharova", para persuadir "Bek-Mirza Barchorov", um príncipe Caucasiano, a doar para Irina um pouco dos seus grãos de Kefir.

Irina realmente encantou o príncipe com sua beleza, mas ele recusou a lhe dar as preciosas joias "probióticas", os grãos de Kefir, possivelmente devido a fortes crenças religiosas.

O Príncipe não estava disposto a abrir mão da bela Irina, então instruiu seus homens a sequestrá-la quando ela voltava para casa. Contra a vontade dela, os homens do príncipe levaram Irina para o pátio da casa do príncipe, onde ele esperava ganhar o amor dela propondo matrimônio. Mas inexplicavelmente, Irina recusou. Os irmãos Blandovs acabam resgatando Irina das garras do príncipe. Então, apoiada pelos dois irmãos, Irina levou seu caso contra o príncipe à corte do Czar. O príncipe ofereceu ouro e joias à Irina como reparação pelos crimes cometidos contra ela, mas ela recusou a oferta. Em vez disso, para retirar o seu processo contra o Príncipe Bek-Mirza? Barchorov, Irina exigiu e recebeu as joias probióticas, os grãos de Kefir.

Mais tarde, em 1908, Irina Sakharova trouxe os primeiros punhados de kefir para Moscou, onde foi utilizada medicinalmente em hospitais como parte do tratamento para a tuberculose, com grande sucesso.

Em 1973, aos 85 anos de idade, Irina recebeu uma carta do ministro da Indústria Alimentícia da antiga União Soviética, expressando grato reconhecimento por seu papel principal em trazer o Kefir para o povo russo.

Desde então, o kefir tornou-se uma bebida popular em saúde na região do Cáucaso, na Rússia, e no sudoeste da Ásia, e, recentemente, na Europa Ocidental.

Hospitais na ex-União Soviética estão usando kefir para tratar a aterosclerose, doença alérgica, distúrbios digestivos, distúrbios gastrointestinais, tuberculose e até mesmo câncer ( http://www.oprah.com/health/Yogurt-and-Kefir-Dr-Perricones-No -10-Superalimento / 5 ).

Recentemente o Instituto Max Planck de Biologia Molecular e Genética, da Alemanha, analisou algumas peças descobertas no complexo de Tumbas de Xiaohe (na China) e constatou serem blocos de queijo, sendo assim, considerados os queijos mais antigos da humanidade descobertos até o momento e datados de 1.650 anos A.c.5 e que foram produzidos a partir da fermentação do kefir e com esta constatação de que o processo foi utilizado no segundo milênio antes de Cristo, significa que este é o método de fermentação mais antigo conhecido.


Simplificando, a história do kefir é bastante superficial. Ambas as histórias - de que o profeta que proibia as pessoas a falar sobre o assunto e a descoberta acidental por pastores - fica claro que (1) o kefir é muito potente e (2) naquela circunstâncias, era difícil para alguém realmente documentar como o kefir foi descoberto.

Outro grupo de apaixonados por kefir argumentam que o maná bíblico mencionado no Antigo Testamento era grãos de kefir! Eles eram brancos, fofos, satisfatórios e fermentado quando armazenado.



Kefir ou Iogurte?

Para melhor compreender o kefir, é importante o comparar com o iogurte. Todo mundo já conhece o iogurte. Todo mundo sabe que o iogurte faz bem para a saúde. Mas muitos não sabem que o kefir é muito mais potente e benéfico. Abaixo está uma breve descrição e história do iogurte, e, em seguida, um resumo do que o iogurte tem e o que não tem, assim como o que o iogurte pode fazer e porque o kefir pode fazê-lo melhor.

O iogurte é um produto lácteo produzido pela fermentação bacteriana do leite." No iogurte, uma ou duas culturas bacterianas são adicionados ao leite pasteurizado de modo a fermentar o teor de lactose do leite e produzir ácido láctico. O Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus. Estas são as bactérias úteis. Lactobacillus bulgaricus quebra a lactose, combate a doenças, e produz as vitaminas B e K. Streptococcus thermophilus, por outro lado, limpa os intestinos.O leite de vaca é normalmente preferível ao cabra, búfala, camelos, carneiros, porca, ou leite de soja.

O mais provável é que o iogurte foi descoberto não muito tempo depois o homem primitivo aprendeu a domesticar animais. O iogurte, provavelmente, tornou-se uma bebida na Mesopotâmia a cerca de 5.000 aC. Também é mais provável que a sua descoberta foi acidental, assim como a de kefir. Podemos imaginar primeiros os bebedores de leite que de repente descobriram que a bebida engrossou e azedou depois de ser armazenada por algum tempo. Usavam-se bolsas feitas a partir de estômagos de animais para armazenar o leite. Podemos supor então que os "sacos de estômago dos animais" ainda tinha bactérias neles, que, eventualmente, fermentava o leite.

Eles decidiram beber o leite azedo de qualquer maneira e, finalmente, aprendeu a amá-lo. Iogurte é um nome turco para "coalhar" ou "engrossar".

Registros históricos revelam que as primeiras pessoas a produzir e consumir iogurte são aqueles que vivem no Oriente Médio. E já que tinha muito ácido nele, o iogurte também foi usado como loção e produto de limpeza, acredite ou não.

Agora, aqui é onde kefir toma o centro das atenções e ergue-se sobre o iogurte. Enquanto o iogurte tem duas cepas bacterianas, kefir tem de 34 a 40!  Estas bactérias amigas revelaram conter enzimas, leveduras, fósforo, ácido fólico, ácido láctico, biotina, vitaminas K, vitamina B e outras vitaminas e minerais.

O kefir não só têm mais bactérias do que o iogurte, mas de acordo com o Family Farm Midvalleyvu,  contém bactérias muito superiores e muito mais benéficas para o aparelho digestivo.

Além disso, o iogurte contém bactérias transitórias e que não repovoam o trato digestivo, mas no kefir, as culturas são ativas e fazem este serviço.

Também foi dito que um copo de iogurte contém até 1 trilhão de bactérias, mas uma xícara de kefir pode conter até 5 trilhões.

A verdadeira boa notícia, porém, é que você ganha com qualquer bebida uma vez que ambos são benéficas. Mas se você tiver que escolher um, o kefir é o vencedor, claro. As bactérias do kefir ficam no seu estômago para mantê-lo saudável. Elas continuam a trabalhar muito depois de as bactérias do iogurte terem ido embroa. Se você ainda deseja ser convencidoa, confira Paleo Hacks .

Agora que você sabe que kefir não é iogurte, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de kefir.

Tipos de Kefir

Quando você diz "kefir" você quer dizer a bebida. Ela é composta de leite e grãos de kefir. Masvocê pode usar água em vez de leite, pois existem dois tipos de kefir: Kefir de leite e kefir de água. E uma vez que existem diferentes tipos de leite, você pode ter uma variedade de kefir de leite também.

Kefir de Leite



Os grãos de kefir podem fermentar todos os tipos de leite de mamíferos - vaca, égua, cabra, ovelha, búfalo, camelo, etc. De acordo com Yemoos , alguns tentaram até a fermentação do leite humano para ajudar a tratar o câncer.

Também é comum a utilização de leites vegetais, como leite de soja, leite de arroz, leite de castanha, leite de amêndoas e leite de coco . Existem variedades ilimitadas, embora elas não contenham todos os nutrientres do kefir feito com leite de vaca.

Enquanto isso, o leite de vaca é classificado de acordo com a forma como foi processado antes de chegar à sua porta. O leite é classificado como cru, pasteurizado ou homogeneizado.

O leite cru vem direto da fazenda para a sua cozinha, leite pasteurizado é o que você comprar na mercearia, e leite homogeneizado é leite pasteurizado, cujo conteúdo gorduroso foram processados ​​e discriminados.

Muitos bebedores de kefir preferem usar leite cru. Há um pensamento comum de que tudo cru e orgânico é mais saudável e nutritivo do que bebidas processadas. Se você estiver nos Estados Unidos, no entanto, não é fácil encontrar leite cru. Se você conseguir encontrar o leite cru certifique-se que o leite é de vacas, cabras ou ovelhas alimentadas com capim.

Mas eles se alimentam e fermentam qualquer tipo - cru, pasteurizado ou homogeneizado. Outros sub-tipos de leite que você pode comprar no supermercado são o leite integral, o leite padronizado, o UHT (ultra-tratamento de calor), leite fresco, baixo teor de gordura, sem gordura e leite desnatado.

MICROBIOTA DO KEFIR DE LEITE:
Lactobacilos
Lactobacillus acidophilus
Lb. brevis [Possivelmente agora Lb. kefiri ]
Lb. casei subsp. casei
Lb. casei subsp. rhamnosus
Lb. paracasei subsp. paracasei
Lb. fermentum
Lb. cellobiosus
Lb. delbrueckii subsp. bulgaricus
Lb. delbrueckii subsp. lactis
Lb. fructivorans
Lb. helveticus subsp. lactis
Lb. hilgardii Lb. helveticus Lb. kefiri Lb.kefiranofaciens subsp. kefirgranum Lb.kefiranofaciens subsp. kefiranofaciens Lb. parakefiriLb. plantarum


Estreptococos/Lactococci
Streptococcus thermophilus
St. paracitrovorus ^
Lactococcus lactis subsp. lactis
Lc. lactis subsp. lactis biovar. diacetilactis Lc. lactis subsp. cremorisEnterococcus durans Leuconostoc mesenteroides subsp. cremoris Leuc.mesenteroides subsp. mesenteroides Leuc. dextranicum 


Leveduras
Dekkera anomala t / Brettanomyces anomalus um
Kluyveromyces marxianus t / Candida kefyr um #
fermentans Pichia t / C. firmetaria um
Yarrowia lipolytica t / C. lipolytica um
Debaryomyces hansenii t / C. famata um #
Deb. [Schwanniomyces] occidentalis
Issatchenkia orientalis t / C. krusei um
Galactomyces geotrichum t / Geotrichum candidum um
C. friedrichii
C. rancens
C. tenuis
C. humilis
C. inconspicua
C. maris
Cryptococcus humicolus
Kluyveromyces lactis var. lactis #
Kluyv. bulgaricus
Kluyv. lodderae
Saccharomyces cerevisiae #
Sacc. subsp. Torulopsis holmii
Sacc. pastorianus
Sacc. humaticus
Sacc. unisporus
Sacc. exiguus
Sacc. turicensis sp. novembro Torulaspora delbrueckii t * Zygosaccharomyces rouxii


Acetobacter
Acetobacter aceti
rasens Acetobacter

Caspian Sea Yogurt - CSY (iorgute cáspio)

O Caspian Sea Yogurt é originário da região de que está localizado entre o Mar Negro e o Mar Cáspio no leste da Europa. Esta área abrange três países Geórgia, Azerbaijão, Armênia a região do Cáucaso, e é um lugar que é conhecida como uma das três regiões de maior taxa de longevidade no mundo, é sugerida a possibilidade de o segredo da vida longa vida de sua valorização ser o Iogurte do Mar Cáspio.
A região é área de clima temperado, com quatro estações que são adequados para pecuária e agricultura.




Estrutura do fungo

O Caspian Sea Yogurt tem em sua composição bactérias lácticas estreptococos cremoris nome científico Lactococcus lactis subespécie cremoris como o componente principal; Gluconobacter Bacillus, Lactobacillus Lactobacillus, de levedura.

Este fungo, tem o hábito de liberar a "goma" em torno das bactérias ao começar a fermentação do ácido láctico, este material viscoso dá uma textura única ao iogurte do Mar Cáspio semelhante ao mel.

O Iogurte do Mar Cáspio é muito popular no Japão, aqui no Brasil ainda é pouco conhecido mas poderemos reverter isso, divulgando-o e doando gratuitamente, ele fermenta a uma temperatura entre 20 a 30 ºC , basta ter a cultura inicial , ou a "semente" e teremos iogurte infinito.

Há pesquisas em que os ácido lácticos foram capazes de eliminar bactérias como a E. Coli. que foram completamente mortos por fermentação de ácido láctico, isso não quer dizer que devemos descuidar da higiene, os riscos existem e devemos cuidar, não misturando talheres de usos em outras culturas como o kefir.


Como é o Caspian Sea Yogurt?

O Caspian Sea Yogurt tem uma característica muito particular:

É a consistência dele que difere de tudo que já vimos, ele tem uma cremosidade diferente, o Lactococcus lactis cremoris é responsável pela viscosidade do iogurte e ele também difere dos demais iogurtes pela falta de acidez, não é azedo e agrada ao paladar das crianças e pessoas sensíveis a acidez tradicional dos iogurtes.

Bem, deixei todo mundo curioso, apresentei e não mostrei o Caspian Sea Yogurt.

O CSY, como o chamaremos na intimidade agora que já fomos apresentados, não é em grãos como o Kefir ou Kombuchá.
Para reproduzir o CSY necessitamos apenas de um pequena parte do próprio iogurte, uma amostra, que misturado ao leite, ele fermentará e crescerá nesse meio.
Em outra postagem, mostrarei as técnicas da retirada da semente do CSY e seus cuidados no manuseio.

Nós brasileiros temos essa bela tradição de compartilhar essas maravilhas entre amigos e difundir os benefícios a quem se interessar.
Em outros países como o Japão, eles são vendidos em potes prontos para consumo, ou em potes para posterior fermentação doméstica, ou seja, eles vendem a semente nos supermercados tanto na versão fresca como a liofilizada em envelopes pequenos.
Que ótimo! assim podemos exercer nossa solidariedade e dividir os benefícios entre amigos com muito mais economia e sem poluir com novas embalagens jogadas no lixo a cada consumo.
Bactérias lácticas:
Estreptococos cremoris nome científico Lactococcus lactis subespécie cremoris

De levedura:
Gluconobacter Bacillus nome científico Lactobacillus Lactobacillus


Filmjölk - FIL (O iogurte infinito)

Filmjölk palavrinha difícil, pronuncia: "firmiorqui", ele é carinhosamente chamado de FIL pelos apreciadores.

O filmjölk é um iogurte produzido por bactérias da espécie: Lactococcus lactis e Leuconostoc mesenteroides e cultiva-se a uma temperatura mais baixa do que os iogurtes comerciais que temos no Brasil, o que lhe confere um sabor e uma textura diferente.

O filmjölk é mesófilo, ou seja, fermenta o leite de vaca na temperatura média de 25ºC. Seu sabor é suave com um leve toque de sabor de queijo, a consistência do Iogurte é moderadamente grossa, não é viscosa como o Caspian Sea Yogurt e nem ácido como o Kefir de leite; um excelente substituto para o cream-chese em receitas, não tem como descrever sabor, só provando mesmo!

As bactérias metabolizam a lactose o açúcar presente naturalmente no leite em ácido láctico, que significa que as pessoas que são intolerantes à lactose podem tolerar isso melhor do que outros produtos lácteos, esse ácido dá filmjölk um gosto levemente ácido e faz com que as proteínas no leite, principalmente a caseína coagulem, engrossando assim o produto final, o ácido lático e o diacetil contribuem para ressaltar o sabor e aroma de iogurte e que dá filmjölk seu sabor característico.

Filmjölk é semelhante ao leite fermentado da cultura de kefir na consistência, tem um sabor suave e ligeiramente ácido, mas é bem mais suave que o kefir, agrada crianças e idosos.

O filmjölk é originário da região dos países nórdicos que incluem entre eles a Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Islândia.

A bebida também é popular na cozinha Letônia , onde é chamado rūgušpiens, rūgtpiens (leite fermentado ou sourmilk) e podem ser comprados prontos em lojas, mas mais comumente são feitos em casa.

Filmjölk fabricado é feito a partir de leite pasteurizado , homogeneizado de leite de vaca.

O filmjölk caseiro tem registros escritos do século 18, mas provavelmente vem desde a Idade Viking ou mais, foi introduzido pela primeira vez ao mercado sueco como um produto de consumo em 1931 pela cooperativa de laticínios sueca Arla .

O primeiro filmjölk foi insípido, sem adição de sabor e continha 3% gordura láctea.

O Långfil, uma variante mais elástica de filmjölk foi introduzido em 1965; lättfil, filmjölk com 0,5% de gordura do leite foi introduzida em 1967; E mellanfil, filmjölk com 1,5% de matérias gordas provenientes foi introduzido em 1990.

Em 1997, a Arla lançou seu primeiro filmjölk aromatizado com sabor morango .

Curiosidade: essa indústria sueca produz também filmjölk com kefir, que contém apenas um pequeno subconjunto de microorganismos encontrados em grãos de kefir.

Como cultivar o filmjölk?

Semente de FilmJolk desidratado
O filmjölk é uma cultura reutilizável, retira-se um pouco da cultura anterior que denominamos aqui de "semente", starter ou muda de filmjölk; e usamos ele para fazer novo lote de filmjölk. Com cuidado, a cultura iogurte filmjölk pode ser usado para fazer iogurte caseiro indefinidamente.

Para fazer um lote de iogurte caseiro, basta adicionar a cultura filmjölk ao leite, mexer, em seguida, deixe-o em repouso até ficar firme, e após, colocar na geladeira para estabilizar a fermentação.

Uma pequena quantidade do lote atual de iogurte é então usado para fazer o próximo lote e assim por diante.

Proporção ideal: 1 a 2 colheres de sopa da cultura de Filmjölk e 1 copo de leite.

Bactérias: Lactococcus lactis e Leuconostoc mesenteroides


Viili

Viili 

(viili finlandês, filbunke sueco)

É um iogurte mesófilo feito com leite fermentado que se originou nos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia e seus territórios).

Ele tem uma consistência viscosa e gelatinosa um sabor agradável e suave, resultando a partir do ácido láctico.

Este produto leite fermentado é o resultado de ação microbiana de bactérias lácticas (LAB) e uma levedura como molde fungo que cresce na superfície, o Geotrichum candidum, ele está presente no leite cuja principal característica facilmente visível é a formação de uma camada aveludada na superfície do viili cultivado.

Entre essas cepas LAB mesófilos, a ação do Lc. lactis subsp. cremoris produz o fosfatoheteropolissacárido, chamado viilian, que dá a viscosidade no Viili, eles estão presentes também na cultura do Caspian Sea Yogurt e Kefir.

Viilian é semelhante ao Kefiran produzidos por grãos de kefir.

A produção de exopolissacarídeos (EPS) pela estirpe forma a característica consistente do Viili e que tem sido afirmado ter vários benefícios funcionais para as propriedades reológicas cuja viscosidade e viscoelasticidade podem variar dependendo das condições externas aplicadas, escala de tempo e temperatura; de produtos lácteos e tem o potencial de melhorar a saúde.

Esta cultura de leite do produto é o resultado da ação microbiana de bactérias lácticas.

As estirpes de bactérias utilizadas na sua produção produzir exopolissacarídeos que viili dá uma consistência gelatinosa viscosa e um sabor agradavelmente leve resultante de ácido láctico .

Viili também tem uma superfície de crescimento de levedura , como fungos Geotrichum candidum presente no leite, a qual forma uma superfície semelhante a veludo.

Além disso, a maioria das culturas tradicionais viili também contêm cepas de leveduras, como marxianus Kluveromyces e fermentans Pichia, que não são encontradas em culturas produzidas industrialmente, onde estes são considerados contaminantes.

Sua camada superficial é aveludada e pode ser consumida
O aspecto viscoso de viili é criado por uma cepa específica de LAB chamado Lactococcus lactis subsp. cremoris . Outras cepas LAB utilizados na viili produzidos industrialmente são Lactococcus lactis subsp. lactis biovar diacetylactis (contribui para o sabor) e L mesenteroides euconostocsubsp. cremoris . Essas cepas LAB produzir longas cadeias de exopolissacarídeos. Exopolissacarídeos são longas cadeias de muitos ("poli") açúcares ('sacarídeos') que são excretados da célula ("exo") como parte de seu metabolismo. Outros exopolissacarídeos, mais conhecidos comumente usados ​​na indústria de alimentos são xantana e goma gelana.

Quandoo Lactobacillus plantarum, Streptococcus thermophilus, Lactobacillus paracasei, Bacillus cereus e Lactobacillus delbrueckii.

Na Finlândia é comercializado o Viili industrializado. Esse Viili não contém todas as bactérias originais do Viili, que foram retiradas da fórmula por serem consideradas como contaminantes que inviabilizava a conservação do produto nas prateleiras, fato semelhante ao que ocorre com o Kefir industrializado.

Se tentarmos fazer semente desse Viili de prateleira não teremos muito sucesso, pois aos poucos eles perderão as características, pela ausência das bactérias que foram retiradas no processo de industrialização.

Ironicamente, na Finlândia, poucos têm a cultura do Viili original com todas as bactérias.

Mas porque o Viili se perpetuou em outros país e não no país de origem? As causas da perda da originalidade das sementes já conhecemos, a preservação da semente original do Viili aconteceu graças aos imigrantes finlandeses que mudaram para os Estados Unidos, muitos levaram consigo a semente Viili que transmitiram aos seus descendentes.

Sandor Ellix Katz , Art of Fermentation, faz uma menção em seu livro a uma das muitas famílias finlandesas que se estabeleceram nos Estados Unidos, a familia de imigrantes Kinnunen, tiveram 14 filhos nos Estados Unidos um deles foi Waino Alexander Kinnunen (Van):

Embora Van tenha nascido em Fort Bragg, a "semente do Viili" tinha vindo de Finlândia com a família Kinnunen e provavelmente iguais a dezenas de outras famílias também, espalharam e secaram um lenço com o viili cultivado, que foram cuidadosamente colocados em pertences pessoais para a longa viagem para uma nova vida. Semente ou cultura é o meio para a continuação da vida, uma nova vida, em uma nova terra, ou fase da vida. Para Van, sabendo que a semente permaneceu bem cuidada, o legado que permite continuidade cultural, era a garantia de que a vida continuaria, mesmo quando sua própria chegou ao fim...

Como cultivar o Viili - O método é o mesmo do Filmjölk e Iogurte Caspio, retira-se uma ou duas colheres do iogurte já pronto e adicione novo leite em torno de 1 copo, cubra-o e deixe em repouso, cujo prazo pode variar enormemente, de 12 horas a 3 dias, dependendo da temperatura local.

Um detalhe lembrar: Temos um problema muito sério aqui no Brasil, um país de clima tropica, o Viili é finlandês e sensível a altas temperaturas, é cultivado em temperaturas baixas, abaixo dos 25 ºC.

Caso decida cultiva-lo, precisa estar ciente que eles podem fracassar por causa do calor.

Bactérias lácticas:
Lactococcus lactis subsp. cremoris,
Lactococcus lactis subsp. lactis biovar. diacetilactis
Leuconostoc mesenteroides subsp. cremoris .
Quandoo Lactobacillus plantarum, Streptococcus thermophilus, Lactobacillus paracasei, Bacillus cereus e Lactobacillus delbrueckii.
Entre essas cepas LAB mesófilos, o Lc. lactis subsp. cremoris produzem o heteropolissacarídeo, chamado viilian, que são semelhantes ao kefiram presente no kefir de leite.

Leveduras: marxianus Kluveromyces e fermentans Pichia, Geotrichum candidum.

ATENÇÃO, para produzir os probióticos a baixas temperaturas uma boa dica é cultivá-los em potes de plástico ou vidro colocados dentro de potes de barro com água ou isopores com algumas pedras de gelo. A temperatura deve ficar constante em torno de 25 ºC.


Kefir de Água (Tibisco)


O kefir de água é popular em seu próprio direito. Ele é conhecido por muitos outros nomes, como tibicos, abelhas Califórnia, abelhas africanas, gengibre fábrica de cerveja, água e cristais japoneses. O kefir de água não tem aquele aspecto branco, cremoso que faz o kefir popular. Os grãos de kefir de água não são brancos e macios. São grãos cristalinos e a bebida é gaseificada e espumante. Enquanto o kefir leite parece iogurte, o kefir de água parece refrigerante ou cerveja.

Bebedores de kefir de água costumam acrescentar suco de frutas ou fatias para chaser. O kefir de água tambem pode ser feito muito mais saboroso e delicioso do que o de leite.

Ainda não consegue fazer a sua escolha? Leia meus outros pensamentos sobre qual escolher, kefir de leite ou Kefir de água .



MICROBIOTA do KEFIR DE ÁGUA:
Lactobacilos:
Lactobacillus galactose
Lb. brevis
Lb. casei subsp. casei Lb. paracasei subsp. paracasei Lb. casei subsp. Ramos Lb. casei subsp.tolerante Lb. coraciiform subsp. torquens Lb. frutose Lb. Hilarities Lb. homofobia Lb. plantarum Lb.pseudo plantarum Lb. admoesta


Estreptococos / lactococci:
Streptococcus cremeris
Str. faecalis
Str. lactis
Leuconostoc mesenteroides
Pediococcus damnosus


Leveduras:
Saccharomyces cerevisiae
Sacc.Florentinus
Sacc.pretoriensis
Candida valida
C. lambica
Kloeckera apiculata
Hansenula yalbensis


Kombuchá

O kombuchá é cultivado no chá adoçado num prazo de aproximadamente 1 semana, ele formará o biofilme na superfície, que poderá ser utilizado para formar nova bebida. A cultura se parece com uma panqueca grande, e tem sido chamada freqüentemente de cogumelo.

O Kombucha é uma bebida popular que promove a saúde e um remédio popular natural feito a partir da fermentação do chá preto. Kombucha é uma colônia ou uma levedura composta de microorganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca. Quando a “panqueca” é colocada numa vasilha contendo uma mistura do chá e do açúcar, transforma o líquido em uma bebida refrescante levemente borbulhante, doce e azeda com uma fragrância frugal muito saborosa que fornece diversos ácidos e nutrientes, excelentes para a saúde. A cultura de Kombucha se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias valiosas que se formam na bebida: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, vitaminas, aminoácidos, substâncias antibióticas. Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% também é produzido, mas não caracteriza bebida alcoólica.

O Kombucha evoluiu aparentemente de organismos do gênero das plantas a 2.5 bilhões de anos atrás. Diversas pessoas tem preparado essa espécie de chá fermentado para beber durante séculos, a mais de 2ooo anos. O fato de estar aqui até hoje é, em si, um testemunho de que as milhões de pessoas de todo o mundo durante séculos encontraram nele o seu grandioso valor.

A colônia do Kombuchá contém uma simbiose de uma espécie de levedura e das bactérias do ácido acético:

Bacterium xylinum. 

A espécie de levedura presente pode variar, e pode incluir:
Brettanomyces bruxellensis
Candida stellata
Chizosaccharomyces pombe
Torulaspora delbrueckii
Zygosaccharomyces bailii.


Comparação de kefir de leite e kefir de água

Grãos:
  • o kefir de água é cristalino e seus grãos se alimentam de açúcar.
  • o kefir de leite possui grãos brancos, macios e que se alimentam da lactose do leite. Eles se parecem com pequenas couve-flores. Os grãos de kefir de leite tem mais bactérias.

Base:
  • Grãos de kefir de água fermentam a água adoçada.
  • Grãos de kefir de leite fermentam o leite (de qualquer tipo).

Aparência física:
  • O kefir de água é claro, e faz uma bebida efervescente e borbulhante como água gaseificada.
  • O kefir de leite é branco e faz uma bebida que se parece com o iogurte, ou com a coalhada, ou soro de leite, ou cream cheese.

Sabor:
  • O kefir de água é doce, mas vai perder a sua doçura quando fermentado por mais tempo. O kefir de água Ginger ale se parece com cerveja.
  • O kefir de leite tem sabor de iorgurte, e vai ficar mais azedo quando fermentado por mais tempo.

Conteúdo:
  • O kefir de água não é lácteo, o que o torna perfeito para veganos. Se você usar água de côco no kefir de água, sua bebida vai conter cálcio, ferro, manganês, magnésio, zinco, eletrólitos, enzimas, aminoácidos, potássio, sódio, fito-hormônios e citocinas.
  • No kefir de leite tem cálcio, proteína, gordura, vitaminas, hidratos de carbono e diferentes, incluindo a lactose ou açúcar do leite.

Nota: Ambas as variantes de kefir têm pequenas quantidades de álcool. (É tão pequena, cerca de 0,8-2%, e não vai deixá-lo bêbado. Embora que se você quiser, pode começar a fazer sua própria Ginger Ale de kefir à base de água).

Neste link se resume resume muito bem as diferenças. Se quiser saber mais, confira: http://www.yourkefirsource.org/milk-or-water-definitely-kefir/ .

Enquanto isso, citando suas semelhanças é realmente mais fácil. Ambos kefir de leite e kefir de água podem torná-lo mais asaudável e pode ser armazenado por um longo, longo tempo. As bactérias nos grãos pode, potencialmente, viver para sempre se você cuidar corretamente.

Como criar o kefir

O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).

O alimento do Kefir não é a gordura, e sim o açúcar do leite (lactose).

O leite para cultivo pode estar em temperatura ambiente ou mesmo gelado, isso não vai alterar o produto final. Importante: NUNCA coloque leite quente ou morno nos grãos de Kefir, isso pode matá-los!

A aparência dos grãos pode mudar durante a adaptação ao novo ambiente, com o tipo de leite de cultivo, temperatura do local e até mesmo com as mudanças das estações do ano. Não estranhe se os seus grãos tomarem formas diferentes.

O kefir é facilmente preparado em casa. O leite fresco cru, pasteurizado ou não, desnatado, semi-desnatado ou integral é colocado em um recipiente apropriado, limpo, com os grãos de kefir. O conteúdo é deixado à temperatura ambiente (temperatura de 18-30ºC. ) por aproximadamente 24 horas. -Qanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação, abaixo dos 10.°C o kefir entra em estado de hibernação, por isso se quiser fazer um período sem utilizá-lo, guarde-o num frigorífico. leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos do kefir líquido que são adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo. Os grãos de kefir são para sempre. O kefir líquido já fermentado é coado, podendo ser consumido imediatamente ou refrigerado para consumo posterior.

É preciso esterilizar bem os vidros para evitar contaminação, usar leite de caixinha e ficar atento à temperatura, que deve ser de aproximadamente 20°C.

O kefiride tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição.Você decide se quer azedo ou não, o Kefir pode ficar azedo ou ácido quanto maior for o tempo de fermentação, se desejar um Kefir que não seja azedo, basta deixar menos tempo e terá um Kefir suave. A proporção de grãos para o leite e temperatura ambiente também influi na fermentação.

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam e por conseguinte aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são passadas oralmente.


Cuidados importantes para a vida do seu kefir

Toda vez que for coar o leite do kefir, lave com detergente neutro e enxágue muito bem o recipiente de cultivo. Tenha o cuidado de retirar o sabão por completo antes de devolver os grãos ao recipiente.
É importante não lavar seu Kefir com água. A água pode matar os grãos, pois retira o gel que há neles (kefiran). Caso os grãos estejam muito "pastosos", utilize um pouco de leite para enxaguá-los. Depois disso, este leite poderá ser consumido também.

Devolva os grãos ao recipiente de cultivo e coloque mais leite novo até que os grãos fiquem boiando. Imagine que eles são como peixinhos num aquário e precisam de espaço para se desenvolver.

Cubra o recipiente com um pano de prato limpo ou voal para evitar que insetos e poeira contaminem seu cultivo. Pode utilizar a tampa do próprio recipiente, não tem problema tampar o kefir.

A mosquinha da fruta, também chamada de mosquinha da banana (Drosophila melanogaster), é o inseto que mais oferece perigo ao seu cultivo de kefir, por isso evite deixar o recipiente perto de fruteiras. A mosquinha não mata os grãos de Kefir, mas ela deposita ovos minúsculos, impossibilitando de serem separados dos grãos. Devido a esta contaminação, é muito provável que você perca todo o seu cultivo, inclusive os grãos!

Se você precisar viajar por alguns dias ou chegar a época em que sua produção de kefir bebida aumentar a ponto de você não conseguir consumir, ou não conseguir vender ou doar os grãos excedentes, proceda deste modo: Coloque o recipiente de cultivo onde estão os grãos com leite novo na geladeira. Isso irá diminuir o desenvolvimento dos grãos e retardar a fermentação do leite. Troque o leite de cultivo da geladeira no mínimo uma vez por mês, descartando o leite velho e colocando um novo, sempre devolvendo o recipiente à geladeira. E quando quiser retomar a produção, é só descartar o leite velho e colocar um novo e deixar fermentar em temperatura ambiente.

Para evitar acidentes, principalmente se estiver utilizando vidro, mantenha o recipiente de cultivo longe do alcance de crianças e animais, prefira lugares altos.


Armazenamento no freezer ou congelador

Os grãos de Kefir não morrem se congelados. Isso pode ser útil para realizar um "estoque de segurança", se acaso sua colônia venha a sofrer algum acidente.
Não é necessário lavar os grãos antes do congelamento, basta coá-los e levá-los para congelar.
É aconselhado congelar o Kefir em pequenas porções, pois assim não será necessário "quebrar" um bloco grande já congelado caso necessite de apenas um pouco.
Duas boas maneiras de congelar os grãos:

Armazenar uma porção dos grãos em saquinhos plásticos individuais etiquetados com o nome do conteúdo e a data de congelamento, fechando a boca do saquinho dando um nó.
Utilizar uma forminha de gelo para fazer "cubinhos" de grãos congelados. Enche-se cada compartimento da forma com grãos de Kefir, e após congelados pode-se desenformar e guardar em um recipiente tampado e etiquetado com o nome do conteúdo e data de congelamento.

É importante etiquetar as embalagens para evitar que o seu Kefir seja confundido com outra coisa e acabe indo para o lixo por engano.

O congelamento também é muito útil caso você tenha uma quantidade muito grande de grãos e não tenha a quem doar ou vender. Com a diminuição da colônia, reduz-se a quantidade de leite do cultivo.
Para descongelar, basta colocar os grãos ainda congelados no leite em temperatura ambiente ou mesmo gelado, e aguardar o período de fermentação fora da geladeira. Importante: Não descongele os grãos no microondas ou em líquidos quentes! Temperaturas acima de 40/50ºC podem matar o Kefir.

Demonstração da manipulação e algumas dicas sobre o Kefir.
https://www.youtube.com/watch?v=Wq16BHnE4Q4

Benefícios

O Kefir É um alimento facilmente digerível e possui 30-40 cepas de bactérias benéficas, leveduras, proteínas, polissacarídeos, ácido fólico, vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina D, cálcio, iodo, ferro, dióxido de carbono e etanol. Também é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Seus grãos têm propriedades anticancerígenas, antitumorais, antibacterianas, antifúngicas, antivirais e antimutagênicas e seu consumo diário produz bons efeitos em convalescença após doenças graves. Em linhas gerais promove uma purificação orgânica que auxilia a saúde e conseqüentemente a longevidade. Quando se têm afecções crônicas, deve-se beber kefir pela manhã, ao meio dia e à noite, ½ litro por vez. Digestivo, dificilmente produz intolerância ou efeitos colaterais.

O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogênicos da flora intestinal. O kefir previne a prisão de ventre, regularizando o processo digestivo, restaurando a microflora intestinal, o que é ótimo para quem se submeteu a longos tratamentos com antibióticos. O kefir de leite fermentado por 12 horas, tem ação laxante, fermentado por 24 horas tem efeito regulador. O kefir de água, após 12 horas de fermentação, produz efeito laxante e com 40 horas atua como normalizador. Quando fermentado por mais de 48 horas ele não deve ser ingerido.

O kefir é conhecido por regular o sistema imunológico, fornece proteção natural contra doenças, regula a pressão arterial, promover a produção de bile, produzem antibióticos naturais, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer os rins, regula o nível de colesterol, regular metabolismo, promover a perda de peso , melhora o tônus ​​da pele, limpa o aparelho digestivo, regula os níveis de açúcar no sangue, protege a próstata e retarda o processo de envelhecimento.

Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
  • incrementa o valor biológico das proteínas do leite;
  • sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca;
  • sintetiza vitaminas do complexo B;
  • aumenta a resistência à infecções;
  • restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora;
  • regula da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo;
  • diminui a fracção do LDL colesterol;
  • reforça o sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças;
  • regula o açúcar no sangue melhorando o diabetes;
  • reduz o processo de envelhecimento;
  • beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervoso.

As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso, beneficiando muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.

Atua no tratamento das seguintes doenças: tuberculose, hipertensão, refluxo, TDAH (déficit de atenção e hiperatividade), infecção do trato urinário, acne, artrite, gota, síndrome gotejante do intestino, osteoporose, alergias, enxaqueca, asma, acidez estomacal, problemas circulatórios, hepatite, descontrole da produção de bilis, problemas digestivos, colites, bactérias hostis, prisão de ventre, candidíase, inflamações intestinais, câncer de próstata, câncer de cólon, e possivelmente HIV / AIDS.

A ingestão diária de 1 litro de kefir tem efeito comprovado no auxílio do tratamento de:
  • Distúrbios nervosos (ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica);
  • Bronquite, Catarros bronquiais e outros problemas respiratórios;
  • Alergias (em caso de erupções cutâneas, a ingestão de ½ litro por dia basta e recomenda-se o uso externo, friccionando o kefir nas áreas afetadas e deixando secar na pele);
  • Escleroses;
  • Reumatismo e L.E.R. (lesões por esforços repetitivos);
  • Tumores;
  • Problemas cardiovasculares (infarte e arteriosclerose);
  • Problemas de vesícula;
  • Disfunções hepáticas;
  • Problemas renais e icterícia;
  • Doenças do estômago: gastrite, úlceras, regulariza a digestão;
  • Problemas intestinais: diarréias, intestino preguiçoso ou preso, hemorróidas.;
  • Problemas de sangue: anemia, leucemia;
  • Problemas de pele: dermatites, eczemas, lúpus, cândida, psoríase, herpes;
  • Males do Século: irradiações, exposições a monitores de vídeo, na desintoxicação de poluentes tóxicos;
  • Excesso de peso: acentua amplamente a assimilação de nutrientes e equilibra de maneira geral as funções do organismo, provoca uma sensação agradável de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade. O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nos lanches entre as refeições, substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. No entanto não é recomendada a associação simultânea de kefir com jejum e para os que gostam de jejuar, o uso nestes dias pode ser suspenso. Se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contra-indicada.
É bom demais pra ser verdade? Experimente e comprove você mesmo. Abaixo você vai ver alguns exemplos do que as pessoas estão dizendo sobre beber kefir.A melhor estratégia de marketing é o "boca-a-boca", porque isso prova que o produto realmente funciona.

Como adquirir o kefir

Para receber doações, dá uma olhada nos links abaixo. Lá tem uma lista dos doadores em cada região do Brasil.








Depoimentos

De "Alegra-te na Vida"

"Saudações. Ainda estou tendo um grande sucesso com o meu Kefir. E pensar que eu não podia beber leite, sem a reação de um inchaço no estômago por 60 anos! Kefir realmente reduziu o inchaço, bem como acalmou os nervos, tireou minha insônia e a minha compulsão por carboidratos. Bebendo por um mês agora, notei os benefícios imediatamente. E as minhas vitaminas matinais de kefir tem mantido meu apetite estável durante todo o dia ... uma benção, esta bebida de cura "- Clara Angelyn, um massagista do Texas

"Eu fui beber kefir desde que recebi os grãos em algum momento de março/abril deste ano, 2004. Acho que realmente fortalece meu sistema imunológico. Apesar de as pessoas adoecerem em torno de mim e, por vezes, literalmente, tossir na minha cara, eu não adoeço. A única vez que eu eu adoeci foi recentemente, quando eu não tinha descansado suficientemente. No entanto, uma vez que tive uma boa noite de descanso, me recuperei muito rápido. Eu acho que toda a bondade no kefir deve ter ajudado "-. Hwee-Kheng Tan em Cingapura

"Eu encontrei recentemente o Kefir e tenho bebido por cerca de 2-3 meses. Estou absolutamente encantado com ele. Foi resolvido meus problemas digestivos, meu cabelo tornou-se mais espesso, e eu me sinto bem disposto, me sinto tão em forma e bem. Posso altamente recomendar, e eu estou passando alguns para meus amigos "-. Nitschke vitória na Nova Zelândia

De Nutrir Kefir

"Eu não posso enfatizar suficientemente o benéficio que tem sido para mim como eu sofria de problemas de saúde recentemente e estava tomando antibióticos por um bom tempo. Com o kefir que trouxe tantas bactérias benéficas para o meu intestino e minha ferida curada muito mais rápido graças ao kefir. Muito muito obrigado e continue o bom trabalho. "

"Eu sabia que no outro dia que a mãe não teve aftas depois de seu último lote de antibióticos muito fortes. Nenhum outro iogurte tem sido capaz de fazer isso por ela. Obrigado. "

"Eu estou tomando Kefir e espero que ele me ajude com os sintomas deixados pelo Helicobacter Pylori (fadiga, náusea, gosto amargo, refluxo ácido) Depois de apenas alguns dias eu definitivamente notei uma diferença na minha fadiga. Estou tomando 250ml por dia e vou continuar a fazê-lo. Muito obrigado, Julia "

"Minha filha de 6 anos sofria de alergias e desconforto desde que ela era pequena. Nós tentamos cremes, acidopholus, iogurte natural, mas nada parecia ajudar. Dentro de alguns dias bebendo uma garrafa de kefir frutado, ela parou de coçar e sua pele já não estava mais vermelho ou inflamado. Se ficarmos sem kefir, a coceira começa de novo, por isso estou convencido de que o kefir é a razão para a melhoria. Quando eu estava amamentando eu sofria de aftas bucais e era uma agonia.O kefir natural, me ajudou a lutar contra isso também. Eu recomendo o produto para quem está à procura de lidar com sapinhos de qualquer tipo. É um alívio ter uma filha mais feliz. "

De A Companhia Kefir

"Tomo uma dose diária de kefir há mais de um ano e o meu bem-estar geral nunca foi melhor. Certamente me ajudou a suportar durante os meses de inverno de males e calafrios e eu recebo montes de elogios sobre a minha pele - mesmo sendo uma mulher "madura". O Kefir é maravilhoso e sou apaixonada por ele. Eu certamente endosso os benefícios que ele proporciona."

Teses e Dissertações

Artigos científicos sobre o Kefir

Restrições ao uso

Apesar de não haver contra-indicação formal, a fermentação leva à produção de álcool etílico, especialmente na variedade do kefir de água, (cultivado em água com açúcar mascavo diluído) , porém em quantidades mínimas.

Poucas pessoas têm uma reação inicial. Mas podem ocorrer algum incômodo no estômago – que podem ser atribuídas a mudanças da microflora intestinal devido aos novos organismos introduzidos ao ingerir o Kefir. Na maioria dos casos, as pessoas melhoram depois de um curto período. Iniciar com quantidades pequenas de Kefir, por exemplo, algumas colheres de sopa de Kefir diariamente, e depois ir aumentando até chegar a meio litro de kefir diarimente.

Receitas com Kefir

Pão de Kefir

Ingredientes:
  • 250 g de farinha de pão trigo
  • 3/4 de xícara de kefir de leite
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de sopa de manteiga clarificada (ghee), manteiga ou margarina

Instruções:

Misture todos os ingredientes e sove até obter uma massa lisa e elástica. Coloque em uma vasilha, cubra com um pano úmido e deixe a massa descansar a noite inteira em temperatura ambiente.

No dia seguinte, com a massa crescida, corte em pedaços, faça bolas e coloque em uma forma untada para não grudar.

Leve ao forno por 5 minutos ou mais.


Queijo de kefir

Ingredientes: 
  • Leite
Instruções:

Fermente seu kefir de leite por 48 horas (ou mais, se você está em um lugar fresco). Aguarde até separar a coalhada do kefiraride (soro do leite). Você pode usar gaze, um pano fino ou um coador para separar a coalhada do soro. Quanto mais fino o pano, mais seco o kefir ficará.

Utilize 4 xícaras de kefir para produzir uma xícara de kefir de queijo.

Deixe descansar e escorrer na geladeira por 24-48 horas.

Para acelerar o processo, levante os quatro cantos do pano juntos e segure para formar um saco de modo que você pode espremer um pouco mais de soro de leite. Você pode torcer o saco. Isto irá comprimir ainda mais a coalhada. Não jogue fora o soro. Você pode usá-lo para fazer um nutritivo shake, colocar na vitamina, fazer yakult caseiro, conserva de legumes, cozinhar arroz, colocar na massa de pão e mais uma infinidade de coisas.

Quando o queijo tiver na consistência desejada, raspe o queijo do pano com uma colher de pau ou espátula.

Para incrementar, adicione especiarias e temperos.


Vitamina de Morango e Banana

*Do site Healthy Eating

Ingredientes:
  • 1 banana picada
  • 1 maçã descascada, em cubos
  • 1 kiwi
  • 1-2 punhados morangos congelados
  • 3/4 xícara de maçã ou suco de abacaxi
  • 1/2 xícara de kefir

Instruções:

Bata tudo no liquificador e aproveite!


Guacamole de Kefir

*http://www.mothering.com/community/t/1351448/cooking-with-kefir

Ingredientes:
  • 1 abacate grande
  • 1/2 xícara de kefir
  • 1 tomate picado
  • 1/4 xícara de cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sopa de coentro picado
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de chá de pimenta do reino

Instruções:

Descasque e amasse os abacates em uma tigela.
Misture o kefir, a cebola, o alho, o coentro, o sal, a pimenta do reino e o tomate, nesta ordem.
Servir com vegetais crus, chips de milho ou tortilla chips.

Dicas:

Use kefir para substituir o leite, iogurte, cream chesse ou creme de leite em qualquer receita.

Você pode tentar fazer o outros tipos de pães, bolos, queijos, salada, massas e uma variedade de sopas com kefir.

Use o soro do kefir (kefiraride) para cozinhar, fazer picles e misturando legumes frescos. (Algumas pessoas fazem gargarejo do soro do kefir.)


Fontes: Informações traduzidas do artigo http://www.yourkefirsource.com/kefir-information/almost-everything-you-need-to-know-about-kefir, Projeto Kefir do Reconcavo, do Blog Kefir Alimentoprobiotico e inclusão de um compilado de várias informações disponíveis na internet.

8 comentários:


  1. fania-
    esse assunto é tão importante que eu sugiro voce escrever um livreto para ser impresso e distribuidoç. Vou tentar imprimir aqui do Face. Parabens Ebe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fania, obrigada pela sugestão mas ultimamente tenho me ocupado com outras coisas e não sobra tempo para nada. Mas você fique a vontade. Um beijo.

      Excluir
  2. Olá, boa tarde!!! Sou doadora de probióticos e sempre faço referências para o seu blog. Parabéns pelo conteúdo, compilação e layout. EXCELENTE literatura para os iniciantes. Voce não tem noção do quanto me ajuda. Muito Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol. Fico muito feliz em saber que a informação está ajudando alguém. No momento estou atarefada, mas assim que puder postarei mais informações úteis. Beijos

      Excluir
  3. Ah!!! Gostaria de dar uma sugestão... dos probióticos em formato de semente só faltou o Bulgaricus. Seria 200% de informação se tivesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica! Pode deixar que vou atualizar o artigo!

      Excluir
  4. Muito bom esse texto sobre kefir. Bem completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Antonia. Vou fazer mais uma pequena alteração sugerida pela Carol sobre o Bulgaricus e aí sim ficará mais completo ainda. Um beijo

      Excluir